quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Morreu Wilson Martins


Minha biblioteca de Avaré,tem me proporcionado surpresas agradabilíssimas , como o livro de Alberto Dines sobre a morte no paraiso de Stefan Sweig e agora esse de Wilson Martins sobre o modernismo literário brasileiro.
O Modernismo, tão consagrado pelo brasileiro, como uma invenção da nossa nacionalidade, segundo Wilson, demonstrou o enorme caos inlectual que existia no Brasil perto dos anos 20. Havia uma prática excelente de músicos e compositores e escritores, mas não havia um alinhamento intelectual. Parece que a Bossa Nova outro movimento de igual intenção, resolveu melhor esse problema.
Até hoje pode-se ver que o pensamento brasileiro atende mais as vontades individuais,e à necessidade de se elaborar um EGO, e menos à uma escola de pensamento. Na área política conseguiu-se formar um pensamento, (certo ou errado) com o grupo Fernando Henrique, com o Grupo Paulo Egydio Martins,homens preparados que eram, que conseguiram agregar pensadores extraordinários e no seu tempo.
Mas hoje não se vê mais isso. A literatura é bastante independente, cada autor acha que tem o dom da verdade, retrata seu universo e pensa que é internacional.Há bons autores, há os que saem na midia , em geral são os que comovem a massa, e tudo o que é de massa é de qualidade ,no mínimo,a se estudar...

Agora perdemos este extraordinário pensador Wilson Martins; ao ler seu livro eu estava até pensando em procurá-lo. Pena me atrasei...Correria dos dias atuais....Uma perda, afinal um pensador ético, sério, de respeito, sem se preocupar em aparecer a cada momento na midia....Mas o seu trabalho continuou....e veja agora eu estudando esse movimento com muito mais recursos, do que somente a pesquisar na internet, e copiar....

Grande Wilson Martins!!!

Nenhum comentário: