terça-feira, 9 de junho de 2009















HOMENAGEM A ISRAEL DIAS NOVAES


Foto tirada na inauguração da Biblioteca que leva o seu nome na Casa das Rosas de Avaré, 2007.
Candida Botelho,Israel Novaes e sua irmã.

As Palavras, leva-as o vento...Era assim que Israel me aparecia em todas as circunstâncias que nos encontrávamos na Academia Paulista de Letras, no Instituto Histórico de São Paulo, no Clube Athlético Paulistano, em outras comemorações, ao menos nos últimos cinco anos. Ele era como as palavras que emitidas voavam transformadas em pequenas sementinhas de casca rígida, amarelecidas pelo tempo; que circunvolando, desenhando delicados traços na corrente ascendente no ar acabam por pousar aquém e além em pequenos terrenos férteis e delicados e ali se transformando, se deixando acariciar pela chuva, o vento e a inteligência.
Assim era o Israel, que por ter me presenteado, através da sua filha Maria Amélia, com tão importantes livros, deu origem à minha biblioteca em Avaré sua terra natal.

-De onde você é mesmo? Perguntava-me irremediavelmente toda vez que nos víamos, nesses últimos tempos.
Eu respondia, com carinho e compreensão, sou de Avaré, e citava: sou filha do Dr. Arruda, seu amigo, outra grande figura, como era conhecido meu pai. Estava de novo estabelecido o link. Ai ele me puxava pelos ombros e como um segredo, começava a dissertar sobre sua relação com meu pai...um médico extraordinário....família das mais antigas,...e assim ia lembrando coisas que fizeram juntos, que participaram do primeiro posto de Saúde da cidade, como cuidaram das pessoas carentes e por ai seguia nessa trilha de lembranças.

Virava assim uma festa, que como pequenas luzinhas de Natal acendiam e apagavam e renovavam uma vivacidade escondida guardada na memória, na amizade verdadeira e duradoura, pequenas borboletas que voavam subindo pelo céu ensolarado da vida rica e realizadora, que tiveram...

Um esteio de família de políticos, consciente, musical, capazes de transformar.... Tio da Lucila Novaes,musicista e cantora,cunhado da Margarida Novaes, que deu um show no O PORÃO da Casa das Rosas em Avaré, há pouco tempo atrás, ainda dona de uma voz invejável e um fôlego ainda maior.

Irmão de Dr. Paulinho Novaes, ex-prefeito e deputado federal, tio de Juca Novaes fundador da FAMPOP, em Avaré, alem da belíssima idéia das serestas formando com os irmãos e amigos o grupo Trovadores Urbanos. Enfim tantas pessoas ilustres que o rodeavam nessa constelação.

Soube por minha filha zelosa, a Ana, que ele havia falecido, e que se transformara em cinza na Vila Alpina... não me importei,pois sabia que aquelas cinzas elaboradas em borboletas, iriam continuar voando e dançando como as palavras, na memória de tantos. Plantando sementinhas e crescendo, como era o seu espírito rico, empreendedor, desenhado em livros e em ações sob o olhar condescendente de sua extraordinária esposa, Marina sua grande companheira, sua rocha secular, a presença doce e delicada, própria das grandes damas que estão junto com os grandes homens.

Israel meu amigo de tantas boas lembranças e comemorações!